sábado, 10 de novembro de 2012

A Independência do Brasil

Ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.

  •   A volta de Dom João VI a Portugal 

Em 1821, Dom João VI recebe a noticia de que tropas estavam se movimentando rumo ao teatro real, três batalhões armados, contendo veteranos das lutas em Portugal contra Napoleão. Neste momento chegava ao Rio rumores da revolução que ocorrera no porto. Sem forças até mesmo no Rio de Janeiro, Dom João não tinha outra saída se não jurar a Constituição e voltar a Portugal. Essa decisão foi muito dolorosa para Dom João VI, pois foi no período de residencia da corte do Rio de Janeiro que se desenvolveu seu período de maior estabilidade de seu reinado.
Seu embarque foi discreto e silencioso, grande parte da corte embarcou de volta na madrugada de 25 de Abril, só Carlota Joaquina que resolveu enfrentar uma grande multidão de estrangeiros e brasileiros curiosos. A esquadra da volta a Portugal tinha 13 navios e mais de 4 mil cortesãos. A saída de Dom João foi tão inesperada quanto a sua chegada 13 anos antes.
Em outros setores da população do Rio de Janeiro nas semanas que antecederam a partida de Dom João VI, primeiro foi de revolta, alimentado por boatos que a Coroa estava “pilhando” uma grande quantidade de ouro do Banco do Brasil para ser levado de volta a Lisboa. Além disso, havia uma efervescência política, alimentado pela convocação de um grupo de eleitores para escolher as novas cortes, que se tinha reunido no prédio da Bolsa de Comércio e que acabou sendo dissolvida a bala por Dom Pedro.
Já dentro do navio tinha um forte temor, se discutia qual rota de volta à Europa iria ser tomada e se haveria uma nova escala na Bahia, logo descartada devido ao seu risco. Dentre a tripulação, o mais temeroso era Dom João, que apreensivo com a situação em Portugal, tentou fazer um plano de adiamento de sua volta. Entretanto, a ideia que acabou por impor-se foi de sair do Rio de Janeiro e fazer uma parada no meio do caminho, mais precisamente nos Açores, que além de ser necessária para descanso seria também para coletar informações sobre a situação em Portugal, que devido aos ventos, não foi realizada, levando a frota real direto a Portugal.
Depois de anos de espera, Lisboa foi a ultima a saber que a família real estava voltando, a notícia chegou faltando apenas dois dias antes do desembarque de Dom João em Lisboa. Ocorreram preparativos apressados para a recepção da Corte, como um baile que tinha se utilizado de um protocolo real que remontava ao nascimento do Império Português. O clima em Lisboa, que estava sob o controle de um governo revolucionário de viés constitucionalista, em 4 de Julho de 1821, era contraditório. Estava cheia de flores, porém cheia de soldados em posição de Sentido, nesse momento, pode-se pensar que Dom João deve ter chegado a conclusão que seus antigos poderes tinham sido lhe tirado. Dom João VI, por um instante, poderia ter pensado que Lisboa não tinha mudado com a sua saída, mas logo depois a realidade veio à tona. No mesmo dia, seus antigos conselheiros que estavam com ele praticamente durante toda a sua vida, foram demitidos pelas autoridades revolucionárias de Lisboa, e Dom João gaguejando, jurou a Constituição. Nesse dia, Dom João voltou ao Velho Continente com seus mesmos problemas, porém sem o mesmo poder.

  • O fim do poder de Napoleão

A Era Napoleônica teve início em 1799 com o Golpe 18 de Brumário e caindo este império na data de 1815 com a Batalha de Waterloo na qual Napoleão é derrotado pelas tropas inglesas.
O Período Napoleônico pode fragmentar-se em três partes: o Consulado, o Império e o Governo dos Cem Anos.
Durante o consulado foram criadas novas instituições, e houve uma recuperação econômica, jurídica e administrativa.
No período imperial, a França tornou-se um império e Napoleão consagrou-se imperador, vindo, mais tarde, a realizar uma série de batalhas para a conquista de novos territórios para o seu país. Como símbolo das suas vitórias Napoleão construía monumentos como Arcos de Triunfo nos locais conquistados. O Império Francês estabeleceu o Bloqueio continental na tentativa de enfraquecer Inglaterra.
Napoleão acaba por ser derrotado pelos aliados mas não definitivamente pois volta a Paris e reconquista o poder iniciando o Governo dos Cem Dias. Posteriormente e desta vez de forma definitiva o Império Napoleônico cai quando tenta invadir a Bélgica. Após a queda do seu império Napoleão é exilado para a ilha de Santa Helena onde morre.

Um comentário:

Small Cute Pink Grey Outline Pointer