sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O Primeiro Reinado


Localizado às margens do rio da Prata, o Uruguai apresenta um dos melhores padrões de vida da América do Sul:tem  uma das menores taxas de analfabetismo, a segunda maior renda per capita e o terceiro melhor índice de Desenvolvimento Humano da Região. Em 2005 o eleitorado uruguaio sufragou o nome de Tabaré Vasquez para a Presidência da República, colocando no poder, pela primeira vez na história do país, um líder de esquerda.
Entre 1817 e 1828 o Uruguai fez parte do território brasileiro, com o nome de Província Cisplatina.Sua independência foi conquistada após uma  guerra que se estendeu de 1825 a 1828. No Brasil , esse confronto contribuiu para prejudicar a imagem de dom Pedro I perante a população e provocar sua renúncia em 1831.
No dia 12 de outubro de 1822, dom Pedro, que naquela data completava 24 anos, foi proclamado  Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil. A cerimônia de proclamação transformou-se em uma  grande festa cívica, com a participação da população do Rio de Janeiro. Cinquenta dias depois, outra festa celebrou a coroação do imperador dom Pedro I.
A nova solenidade foi fechada à população, mas a empolgação em torno da Independência podia ser sentida na cidade. Em algumas lojas, por exemplo, vendiam-se fitas amarelas com a  legenda Independência ou morte. Peças musicais foram escritas para festejar o acontecimento. Multiplicaram-se os hinos e poemas em homenagem ao fim do jugo de mais de trezentos anos imposto pela Coroa portuguesa. O próprio imperador compôs uma melodia para  o Hino Constitucional Brasiliense, com versos do poeta e jornalista Evaristo da Veiga. Até 1830 essa música foi nosso Hino Nacional. Posteriormente, passou a se chamar Hino da Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Small Cute Pink Grey Outline Pointer